Make your own free website on Tripod.com

  Ano IX - Macau-RN, 01 a 15 de abril de 2004
  Editorial
  Charge
  Cartas
   Ponto Crítico
 
  Cidade
  Estado
  Grande Macau
  Esporte
  Política
  Economia
  Ciência e Tecnologia
  Educação e Cultura
  Últimas Notícias
 
  Status
  Astral
  Galera Radical
  Idéias e Debates
  Foto Legenda
 
  O Jornal
  Expediente
  Contato
  Utilidade


“O homem não alcança o êxito por acaso, mas sim direcionando seus pensamentos para um objetivo e insistindo neles”
Thomas Edison

Amizade

A amizade é tema de pesquisa para filósofos e especialistas em comportamento desde a Antiguidade. Na Grécia e Roma antigas era considerada a virtude máxima da sociedade.
Aristóteles (384-322 a C) foi quem mais debateu o assunto. Foi o primeiro a dizer que não havia um único tipo de amizade, afirmando que havia três motivos para as pessoas se tornarem amigas: a utilidade, o prazer e a bondade. De acordo com ele, a amizade baseada na utilidade ou no prazer é de caráter temporário, uma vez que a utilidade e os prazeres mudam como o tempo. Por outro lado, a amizade baseada na bondade dura para sempre, porque os amigos se querem por sua natureza, não por utilidade ou prazer.
Cícero (c. 100-43 a C), filósofo e orador romano, descreve a natureza da amizade e considera que a amizade verdadeira é passível de existência apenas entre homens bons, que sejam virtuosos e sigam as leis da Natureza. É baseada na virtude e, embora possa oferecer vantagens materiais, não as tem por objetivo.
No Renascimento, os filósofos e humanistas voltam a valoriza-la, mas alertando que a amizade verdadeira estaria ameaçada pelo progresso, que estaria promovendo ciúmes, deslealdade, desconfiança e injustiça.
Nos tempos atuais, o excesso de competitividade, a fragmentação da sociedade e a supervalorização da liberdade individual são ameaças graves à amizade, uma vez que afastam as pessoas, não havendo mais espaço para a confiabilidade.
Filósofo como o alemão Ulrich Beck e o francês Jacques Derrida propõem novas formas de sociabilidade, baseada na amizade, como meio de superar a insatisfação geral da sociedade, já que cada vez mais as pessoas percebem que a preocupação exclusiva com os interesses individuais não satisfaz.
Transcrito do boletim Informativo Neturno/jul/ago/set2003, Nº 4


De Bem Com a Vida

A adolescência, que vai dos 12 aos 17 anos, é um período muito especial de sua vida. Portanto, meninos e meninas bem alimentados nessa fase serão adultos saudáveis. O crescimento na adolescência é mais rápido do que em qualquer outra fase da vida. No entanto, todo adolescente precisa de alimentação reforçada para: fornecer combustível para atividade muscular; promover o seu crescimento e garantir seu bem-estar. Se você está com problemas em relação ao peso, se está magro ou gordo, procure orientação de um nutricionista ou médico.
Alimentação balanceada, junto com a atividade física, proporciona ganho de massa muscular e manutenção do peso saudável. Alimentos industrializados contém muitas substâncias nocivas à saúde, o seu uso freqüente é prejudicial (salsicha, presunto, sucos em garrafa, salgadinhos de saquinho, refrigerantes, hambúrg, etc). Na verdade, alimentos ricos em açucar, como doces e refrigerantes, tiram o apetite e alimentam mal, prefiram sucos naturais de frutas da safra, que são mais nutritivos e baratos. (Fonte de pesquisa: Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal).


Altas Ondas

• Você jovem que irá votar pela primeira vez procure analisar todos os candidatos, principalmente suas propostas e o programa de governo. Não se deixe levar pela a emoção
• Para quem gosta de uma boa leitura, recomendo o livro “o Corpo Fala” da editora vozes, os autores são Pierre Weil e Roland Tompakow. O livro aborda a linguagem silenciosa da comunicação não verbal.
• O uso da Camisinha ainda é a maior e melhor forma de se prevenir contra a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis, pense nisso.
• Antes de praticar qualquer atividade física, procure um profissional qualificado, caso contrário você estará expondo a sua saúde a sérios riscos.
• Para o homem moderno que curte usar um bom perfume francês, nada melhor do que usar “Fahrenheit” da Christian Dior.
• Para quem gosta de curtir a noite macauense, nada melhor do que a bela praia de Camapum, tendo como testemunha a natureza.